Fim dos rumores: depois de várias semanas de especulação, a Real Federação Espanhola de Ténis confirmou, esta quarta-feira, que Rafael Nadal e Carlos Alcaraz vão unir esforços e jogar pares nos Jogos Olímpicos de Paris, que serão disputados no Stade Roland-Garros.
A possibilidade vinha a ser adiantada pela imprensa espanhola há vários meses, ganhou força nas últimas semanas e foi oficializada esta quarta-feira, dia em que a selecionadora nacional, Anabela Medina Garrigues, confirmou a equipa do país.
Para além de Nadal (que entra na prova com o ranking protegido e não com a vaga destinada a ex-campeões olímpicos ou vencedores de torneios do Grand Slam) e de Alcaraz, também Pablo Carreño Busta e Alejandro Davidovich Fokina irão a jogo em singulares, com Pedro Martínez e Jaume Munar a serem obrigados a ficar de fora devido à quota máxima de seis jogadores por país (quatro em singulares, dois em pares).
A outra novidade prende-se com a decisão de Paula Badosa em abdicar da participação nos Jogos Olímpicos. A ex-número dois mundial (atualmente ocupa a 118.ª posição) já só pode recorrer ao ranking protegido em dois torneios sancionados pela Federação Internacional de Ténis e optou por fazê-lo em Wimbledon e no US Open, uma vez que os Jogos Olímpicos não oferecem pontos para o ranking.
Assim, na prova feminina apenas irão a jogo Sara Sorribes e Cristina Bucsa, que para além dos singulares também jogarão pares.