Duarte Vale e Diogo Marques foram os últimos tenistas portugueses a garantirem um lugar na segunda ronda do quadro principal de singulares do ITF M25 de Elvas, que conta com oito representantes nacionais nesta fase.
Último dos cabeças de série, Vale (esta semana 563.º classificado no ranking mundial) precisou de três sets, mas conseguiu resistir ao compatriota Rodrigo Fernandes (1211.º), de apenas 17 anos, e venceu pelos parciais de 4-6, 6-4 e 6-2 para marcar encontro com mais um compatriota, Tiago Silva, que foi um dos primeiros vencedores do dia.
A secção do quadro em que os dois estão inseridos é maioritariamente composta por tenistas portugueses, de tal forma que após a realização do sorteio bastava uma vitória de Frederico Silva (entretanto concretizada) para estar garantida a presença de um nas meias-finais.
Marques (1494.º), que tem estado em grande plano ao longo das últimas semanas, teve a tarefa mais facilitada e só precisou de dois parciais para superar (6-3 e 6-3) o israelita Amit Vales (849.º) e completar o elenco da segunda ronda.
O próximo desafio do setubalense promete não ser fácil, dado que para alcançar os terceiros quartos de final da carreira — todos consecutivos — terá de passar por Antoine Escoffier (252.º), francês que é o primeiro cabeça de série e que no domingo venceu o Setúbal Open.