A vasta participação portuguesa no quadro principal de singulares do ITF M25 de Elvas começou com uma vitória de Francisco Rocha, o primeiro dos 16 representantes nacionais a entrar em ação no Torneio Internacional Cidade de Elvas.
Com entrada direta no quadro principal deste ITF M25, o jovem português de 24 anos (número 910 do ranking mundial) confirmou o favoritismo e derrotou o qualifier norte-americano Jackson Ross (sem classificação profissional) com os parciais de 6-2 e 6-4 em 1h46.
Apurado para a segunda ronda, Francisco Rocha discutirá um lugar nos quartos de final com um tenista de Israel: ou Orel Kimhi (522.º), que é o quarto cabeça de série, ou Ofek Shimanov (837.º).
A presença lusa em Elvas é de tal forma significativa que bastará Frederico Silva superar o qualifier espanhol Carles Hernandez na primeira ronda para ficar desde logo garantida a presença de um português nas meias-finais, pois o vencedor desse encontro discutirá a segunda eliminatória com João Domingues ou Diogo Morais e na mesma secção do quadro estão outros quatro compatriotas (Duarte Vale, Rodrigo Fernandes, Gonçalo Marques e Tiago Silva).