Angelina Voloshchuk e Ana Filipa Santos foram as duas tenistas portuguesas que melhor aproveitaram a quinzena de Montemor Ladies Open e os resultados obtidos nos dois torneios ITF W50 de Montemor-o-Novo refletiram-se na atualização do ranking WTA desta segunda-feira. A primeira chegou pela primeira vez ao top 700, a segunda ganhou mais de duas centenas de posições e recuperou o estatuto de número quatro nacional.
Voloshchuk, de apenas 17 anos, ultrapassou a fase de qualificação do primeiro torneio e no segundo, já com entrada direta, foi até às meias-finais, igualando o melhor resultado da carreira. As duas campanhas deram-lhe 22 pontos e permitiram à tenista de Alverca ganhar 110 posições no ranking para entrar pela primeira vez no top 700 mundial, como 649.ª classificada.
Os dois lugares cimeiros do top 3 nacional continuam a ser ocupados pelas irmãs Francisca Jorge (208.ª) e Matilde Jorge (498.ª), esta semana com perdas de 14 e três posições, respetivamente.
Ana Filipa Santos foi a outra tenista portuguesa a ter razões para sorrir em Montemor-o-Novo. A tenista alentejana ultrapassou o qualifying e a primeira ronda das duas provas (curiosamente enfrentou a compatriota Sana Garakani nas duas semanas), com as seis vitórias a corresponderem a 16 pontos e um ganho de 241 lugares para se fixar no 853.º posto — muito próximo do 832.º que atingiu em julho de 2019.