A primeira participação de Vasco Prata em torneios do circuito internacional em quase dois anos não poderia estar a correr melhor e esta quarta-feira o jovem português de 20 anos voltou a pontuar para o ranking ATP com uma vitória no quadro principal do Setúbal Open.
Na pausa letiva antes de iniciar o quarto e último ano de estudos na Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, Vasco Prata deu a volta ao israelita Edan Leshem (901.º classificado no ranking ATP que chegou a ser 249.º) para vencer por 1-6, 7-5 e 7-5 após 2h21.
Com esta reviravolta, o tenista português prolongou a campanha no Setúbal Open, onde já tinha rubricado três triunfos para passar com sucesso pelo qualifying.
O primeiro ponto ATP de Vasco Prata tinha sido conquistado no ITF M25 de Idanha-a-Nova, em julho de 2022, o penúltimo que disputou antes de fazer uma pausa de quase dois anos de provas no circuito internacional. Tal como nesta ocasião, também nessa iniciou a campanha na fase de qualificação.
Com o regresso à hierarquia mundial já assegurado, Vasco Prata vai lutar pelo primeiro apuramento da carreira para os quartos de final de uma prova ITF com o turco Altug Celikbilek (398.º e ex-154.º), que venceu as duas primeiras edições do Porto Open como torneio Challenger (2021 e 2022).