Diogo Marques (2048.º ATP) regressou ao seu Clube de Ténis de Setúbal a jogar o melhor ténis da carreira e esta quarta-feira brilhou nos courts que melhor conhece ao carimbar o apuramento para a segunda ronda do quadro principal de singulares do Setúbal Open, tornando-se no sexto português a avançar neste ITF M25.
Recém-chegado de Monastir, onde na última semana alcançou os melhores resultados da carreira (quartos de final em singulares e final em pares), o setubalense de 24 anos levou a melhor sobre o bracarense Rodrigo Fernandes, sete anos mais novo mas já no 1204.º lugar do ranking, pelos parciais de 3-6, 7-6(5) e 6-2 após 2h44.
O atual campeão nacional de sub 18 não chegou a ter match points, mas esteve a dois pontos da vitória quando liderou o tie-break do segundo set por 5-4.
Superado um compatriota, Diogo Marques terá pela frente mais um: Frederico Silva, que precisou de mais cinco minutos para vencer Francisco Rocha, ainda que em dois sets, num dos quatro embates 100% nacionais desta jornada.
Para além do duelo entre Marques e Silva, haverá outro entre jogadores “da casa”, com Pedro Araújo e Tiago Pereira a medirem forças. João Domingues (possível adversário do vencedor desse embate) e Vasco Prata são os outros portugueses apurados para a segunda ronda, mas a eles ainda pode juntar-se Tiago Torres, o último a ir a jogo nesta super quarta-feira.