Tiago Silva, Tiago Torres, Tomás Luís, Guilherme Valdoleiros e Vasco Prata asseguraram a presença no quadro principal de singulares do Setúbal Open, que terá 14 representantes portugueses — quase metade dos participantes. Organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Setúbal, este ITF M25 celebra a nona edição entre os dias 2 e 9 de junho.
A jornada desta terça-feira começou com uma vitória autoritária de Tiago Silva (1598.º). O jovem português de 19 anos não perdeu tempo e superou o suíço Batiste Guerra (oito anos mais velho e sem classificação profissional) por autoritários 6-0 e 6-0 em apenas 45 minutos para ficar com o primeiro bilhete para o quadro principal.
Logo a seguir juntaram-se a ele Guilherme Valdoleiros (6-1 e 6-3 sobre Diogo Morais), Vasco Prata (6-1 e 6-4 contra o espanhol Carles Hernandez, número 1890 mundial) e Tiago Torres (1802.º), que levou a melhor por 6-4 e 6-4 contra Tomás Luís (1999.º).
Apesar da derrota, Tomás Luís também seguiu para o quadro principal, mas na condição de lucky loser, para ocupar o lugar deixado vago por David Perez Sanz.
Assim, a lista de representantes na fase final do 9.º Setúbal Open aumentou para 14, com Silva, Torres, Luís, Valdoleiros e Prata a juntarem-se aos nove que já estavam garantidos: Frederico Silva (389.º), o único entre os cabeças de série, Pedro Araújo (639.º), Tiago Pereira (736.º), João Domingues (810.º), Francisco Rocha (905.º), também com entrada direta, e os convidados Rodrigo Fernandes (1204.º), Gonçalo Marques (1464.º), Diogo Marques (2048.º) e João Dinis Silva, recém campeão de dois torneios sub 18 consecutivos em Lousada.
O sorteio realizado na segunda-feira já tinha ditado três encontros 100% portugueses (Silva-Araújo, Marques-Fernandes e Rocha-Silva), mas com a colocação dos qualifiers ficou a saber-se que haverá mais um, com o jovem Tiago Silva a medir forças com João Domingues.
A jornada de quarta-feira tem início agendado para as 10h30 e lançará a jogo os 14 representantes portugueses. A entrada é gratuita no Clube de Ténis de Setúbal ao longo de toda a semana.