Chegou a Roland-Garros na pole position e esta terça-feira ganhou a corrida: Jannik Sinner viu confirmada a ultrapassagem a Novak Djokovic e na próxima segunda-feira será oficialmente o novo líder do ranking ATP, tornando-se no 29.º homem da história e no primeiro italiano a ascender ao trono do circuito mundial masculino.
O sérvio abdicou da ida a jogo nos quartos de final por causa da lesão no joelho agravada na noite de segunda-feira e assim entrou a liderança do ranking ao italiano, que à hora do anúncio estava em campo a defrontar Grigor Dimitrov.
Djokovic estava obrigado a chegar pelo menos às meias-finais para ter hipóteses de manter o estatuto de número um mundial, mas mesmo nesse caso nada poderia fazer caso Sinner alcançasse a final.
Assim, a corrida acabou mais cedo e o italiano subiu ao primeiro lugar do pódio.
Depois de ter feito história ao desempenhar o papel principal na conquista da Itália na Taça Davis (o país já não erguia a saladeira desde 1976) e ao vencer o Australian Open (interrompeu um jejum de 48 anos para o país em títulos de singulares masculinos nos torneios do Grand Slam), Jannik Sinner será o primeiro tenista italiano a ocupar a posição cimeira da hierarquia individual ATP.
Desde setembro de 2022, quando Carlos Alcaraz venceu o US Open, que não havia um novo número um mundial no circuito ATP.