Coco Gauff (3.ª) ainda não tinha perdido qualquer set no caminho até à quarta presença consecutiva nos quartos de final de Roland-Garros, e desta feita precisou de elevar a guarda para ficar mais próxima do regresso ao sábado das decisões. A número três mundial retaliou da melhor forma a um primeiro parcial tomado por Ons Jabeur (9.ª), e ao fim de sensivelmente duas horas assinou a quinta vitória da semana por 4-6, 6-2 e 6-3.
Um primeiro jogo de serviço reticente já levava Gauff a crer que a tarefa não viria a adivinhar-se fácil, e mais tarde a ameaça concretizou-se: Vondrousova agarrou no comando da partida com uma quebra de serviço e, mais tarde, consumou o triunfo no primeiro set à terceira ocasião.
A tempo de restaurar a igualdade, Gauff empreendeu uma reta final de segundo set de alto nível e forçou a ida a terceira partida ao vencer quatro dos últimos cinco jogos. Em crescendo, a jogadora da Flórida não desperdiçou a oportunidade para passar para primeiro plano no terceiro parcial e consumou a vitória ao terceiro match point.
Coco Gauff é a primeira a abrir caminho para o grupo das quatro últimas sobreviventes em Paris e volta a ficar à espreita de repetir a presença na final, dois anos depois de ter falhado a conquista do título. No horizonte, segue-se ou a líder Iga Swiatek, ou a ex-finalista Marketa Vondrousova (6.ª).