A talentosa Mirra Andreeva foi a última jogadora a garantir o apuramento para os quartos de final de Roland-Garros, onde chega pela primeira vez a esta fase em torneios do Grand Slam.
Com apenas 17 anos e já no 38.º lugar do ranking mundial, a tenista russa acabou com as esperanças da casa ao eliminar Varvara Gracheva (nascida em Moscovo e naturalizada francesa há cerca de um ano) com os parciais de 7-5 e 6-2.
O favoritismo estava do lado da mais nova, que precisou de desempenhar o papel de vilã e de anular dois set points quando serviu a 4-5 no primeiro parcial para voltar a ser feliz na terra batida de Paris.
Aos 17 anos, Mirra Andreeva tornou-se na terceira jogadora deste século a chegar aos quartos de final de Roland-Garros antes de alcançar a maioridade, depois de Amanda Anisimova em 2019 e de Coco Gauff em 2021, e na segunda mais nova a chegar tão longe no torneio, superada penas por Sesil Karatantcheva — então com 15 anos e 288 dias — na edição de 2005.
Os primeiros quartos de final de Mirra Andreeva em provas desta dimensão serão contra Aryna Sabalenka, segunda cabeça de série. Tal como a bielorrussa, também Iga Swiatek, Coco Gauff e Elena Rybakina avançaram fazendo desta a primeira edição desde 2013 a contar com as quatro jogadoras melhor cotadas.