Jannik Sinner é o melhor jogador do mundo há mais de seis meses, mas houve um momento na noite deste domingo em que foi banalizado por Corentin Moutet. Os franceses sonharam, mas a normalidade foi restabelecida e o italiano manteve viva a missão de tomar de assalto o topo do ranking ao igualar a melhor campanha em Roland-Garros.
O tenista italiano perdeu os cinco primeiros jogos do encontro e esteve a um mero ponto de sofrer um pneu. Depois, ainda foi quebrado a abrir o segundo set, mas os dois jogos que amealhou no parcial anterior já tinham alterado ligeiramente a tónica do braço de ferro e a autoestrada acabou por abrir-se, com a vitória a chegar a passos largos com os parciais de 2-6, 6-3, 6-2 e 6-1.
Seis jogos ganhou Moutet no primeiro set, seis jogos ganhou Moutet nos seis seguintes.
O francês escreveu a melhor campanha da carreira em Roland-Garros e levou o público da casa à loucura, mas apesar do começo praticamente perfeito não conseguiu replicar no Court Philippe-Chatrier o que fez nos dias anteriores no Court Suzanne-Lenglen. Terminou a participação gaulesa na edição que colocou um ponto final nos quatro anos sem representantes da casa na segunda semana do torneio.
Para Sinner, o pesadelo tornado em alívio permitiu-lhe chegar pela segunda vez aos quartos de final em Paris, quatro anos depois de o ter feito numa edição pandémica praticamente sem público e que o viu ser travado por Rafael Nadal no que, até este domingo, era o encontro com o final mais tardio da história do torneio.
O campeão da Taça Davis e do Australian Open aumentou para 11 a série de vitórias em torneios do Grand Slam esta temporada e ficou a apenas duas de ascender ao topo do ranking, mas até pode nem precisar de o fazer para tirar o posto a Novak Djokovic, dado que o sérvio está obrigado a atingir pelo menos as meias-finais para manter viva a discussão.
Para já, os quartos de final. Jannik Sinner vai medir forças com Grigor Dimitrov, que derrotou Hubert Hurkacz em três sets para chegar pela primeira vez a esta fase, tornando-se no 12.º jogador em atividade a alcançar os quartos de final nos quatro torneios do Grand Slam.