Carlos Alcaraz havia sido levado a ativar o alerta na tarefa prévia, mas desta feita sob os holofotes do Court Philippe-Chatrier esteve uns níveis acima e protagonizou uma das suas melhores exibições dos últimos meses para manter uma robusta barreira frente a Sebastian Korda (28.º). Ciente dos perigos que poderia ter de atravessar, o espanhol não deu confiança e não desperdiçou tempo para consumar o triunfo por 6-4, 7-6(5) e 6-3.
Passou para a frente dos acontecimentos com uma quebra de vantagem num primeiro parcial, e também no segundo foi mais audaz que o norte-americano para celebrar quando mais era necessário. O ascendente foi alimentado com uma potente pancada de direita que desferiu vários winners e Alcaraz deixou bem patente até ao fim a barreira que lhe deu a vitória ao fim de pouco menos de três horas.
Dois anos depois, Carlos Alcaraz volta a ditar o fim de trajeto de Sebastian Korda na terra batida de Roland-Garros e acede pelo terceiro ano consecutivo à segunda semana de competição em Paris. Com uma presença na final do Major parisiense ainda inexistente no currículo, o jogador da Andaluzia vai ter de esperar um pouco mais para conhecer o nome do adversário que se segue, depois de ter sido adiado para sábado o duelo entre Ben Shelton (15.º) e Felix Auger-Aliassime (21.º), suspenso na reta final do primeiro set.