A cidade de Monastir tem servido de palco a feitos inéditos de tenistas portugueses nas últimas semanas e esta quinta-feira foi Diogo Marques quem se juntou a esse grupo ao carimbar pela primeira vez na carreira o apuramento para os quartos de final de singulares de um torneio internacional.
Em boa forma nos últimos meses e em especial desde que rumou à Tunísia, o tenista setubalense de 24 anos (2048.º classificado no ranking ATP) registou a quinta vitória da semana ao dar a volta ao mais cotado Cengiz Aksu (1124.º), da Turquia, para vencer por 4-6, 7-6(4) e 6-3 após 2h44.
Há um mês, Pedro Araújo inaugurou o palmarés internacional de singulares neste mesmo local e no último fim de semana foi a vez de Tiago Pereira fazer o mesmo.
Agora, Diogo Marques está pela primeira vez entre os oito melhores de um torneio e os quartos de final de sexta-feira serão discutidos precisamente contra Pedro Araújo. O compatriota, amigo, parceiro de pares e também de treinos ao qual, curiosamente, emprestou as raquetas que o ajudaram a sair de uma situação de aperto e assinar a semana dourada há um mês.