De regresso à terra batida onde já por três vezes se coroou campeã, Iga Swiatek abriu o percurso de defesa do estatuto com uma vitória irrepreensível e agendou um aliciante frente a frente entre campeãs do Grand Slam. O 15.º triunfo consecutivo da polaca em Roland-Garros inscreveu na sua agenda um embate com a japonesa Naomi Osaka (134.ª) logo na segunda ronda.
Sem tempo a gastar além do estritamente necessário, a jogadora de Varsóvia não ofereceu espaço à qualifier francês Leolia Jeanjean (148.ª) que, mesmo movida pelo apoio do seu público, não conseguiu fazer mais do que vencer três dos jogos em disputa. Findados apenas 62 minutos, Swiatek arrumou a tarefa por 6-1 e 6-2.
A primeira barreira está ultrapassada pela maior favorita a renovar a condição de campeã da terra batida de Roland-Garros, mas pela frente avizinha-se um obstáculo de maior envergadura. Na segunda eliminatória, a líder do ranking vai tentar passar para a frente do confronto direto com Naomi Osaka, depois de ter perdido, em 2019, o primeiro duelo entre ambas, e de ter reposto a igualdade três anos mais tarde.
Outra das cabeças de cartaz a festejar nesta tarde foi Ons Jabeur (9.ª), que tem esta quinzena a missão de tentar defender (ou superar) os quartos de final que alcançou há um ano. A tunisina não vacilou e em menos de hora e meia desamarrou-se de Sachia Vickery (124.ª), por 6-3 e 6-2.