Jaime Faria não conseguiu levar até ao fim a missão no qualifying de Roland-Garros e foi eliminado à porta do quadro principal na semana que assinalou a estreia em torneios do Grand Slam.
O tenista português de 20 anos (183.º classificado no ranking ATP) esteve vários furos abaixo das exibições anteriores, não escondeu o cansaço e o maior nervosismo e perdeu por 6-4 e 6-2 com o brasileiro Felipe Meligeni (136.º), que pelo contrário nunca baixou o nível.
O inédito frente a frente entre os dois até começou com pontos de break para Faria, mas Meligeni saiu da primeira situação de aperto e a partir daí dominou o encontro. Muito concentrado, o jogador de 26 anos não tremeu e aproveitou um dia menos positivo do novo número dois português para registar uma vitória autoritária em 66 minutos.
Jaime Faria foi um dos três portugueses a participar no qualifying desta edição (Henrique Rocha e Francisca Jorge também jogaram em Paris pela primeira vez) e o único a celebrar, mas precisava de mais uma vitória para conseguir juntar-se a Nuno Borges no quadro principal.
Assim, o maiato voltará a ser o único português na grelha final de Roland-Garros, enquanto na variante de pares terá a companhia — mas com parceiros diferentes — do amigo Francisco Cabral.
Com o regresso a Lisboa para breve, os próximos desafios de Jaime Faria ainda serão na terra batida, primeiro em Zagreb (Croácia) e depois em Bratislava (Eslováquia). Dentro de um mês o português voltará a ter nova oportunidade de brilhar num torneio do Grand Slam, pois tem a estreia garantida no qualifying de Wimbledon.