As tão aguardadas estreias de Francisca Jorge, Henrique Rocha e Jaime Faria em Roland-Garros estão a horas de distância e este domingo os três portugueses ficaram a conhecer os primeiros adversários no qualifying do torneio do Grand Slam francês, onde tentarão juntar-se a Nuno Borges (singulares e pares) e Francisco Cabral (pares) nos quadros principais.
Faria, que este sábado conquistou o Oeiras Open 4, chega a França com os índices de confiança no auge. A estreia do lisboeta (233.º mundial, mas que em Paris já será 183.º) será contra um dos tenistas da casa: Clement Tabur (220.º). O tenista gaulês, de 24 anos, foi 202.º do Mundo em março — melhor registo da carreira — e jogou duas finais esta temporada, uma ao nível ITF e outra no circuito Challenger.
Rocha (206.º), por outro lado, viu cair-lhe em sorte um dos cabeças de série do qualifying. O tenista luso vai medir forças com o moldavo Radu Albot (135.º). Aos 34 anos, Albot apresenta-se sempre como um adversário perigoso e com um currículo para o comprovar: foi 39.º do ranking mundial em agosto de 2019, venceu um título ATP em Delray Beach nesse mesmo ano e é detentor de nove troféus na categoria Challenger.
Por último, Francisca Jorge (203.ª), a única dos três que já conhece a sensação de jogar um torneio do Grand Slam como profissional, pois fez parte do qualifying do Australian Open, vai medir forças com a prodígio japonesa Sara Saito (236.ª). A jovem de 17 anos será o primeiro obstáculo da vimaranense, que nunca defrontou a nipónica.