Henrique Rocha e Jaime Faria juntos numa estreia sem precedentes em Roland-Garros

Sara Falcão & Raquetc

Henrique Rocha e Jaime Faria vão estrear-se em torneios do Grand Slam em Roland-Garros, fazendo desta a primeira vez na história da Era Open, que começou em 1968, dois homens portugueses farão a estreia em torneios do Grand Slam em simultâneo. Francisca Jorge também irá a jogo na terra batida de Paris pela primeira vez, depois de já ter atuado no Australian Open.

Respetivamente 206.º e 233.º classificados no ranking ATP (na segunda-feira a ordem será invertida, com Faria no 183.º posto e Rocha no 204.º), o portuense e o maiato são melhores amigos e parceiros de treino no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis e vão embarcar juntos nesta aventura.

Henrique Rocha foi o primeiro a garantir a passagem Lisboa-Paris, de forma direta na sequência de um ano de explosão que lhe deu seis títulos ITF M25 em sete finais e ao qual deu continuidade com a conquista, já esta época, do primeiro troféu Challenger. Mas o lisboeta não quis ficar a acompanhá-lo por videochamada, como tantas vezes comunicam, e colocou o pé no acelerador no início da temporada para ganhar terreno a passos largos (era o 411.º do ranking a 1 de janeiro) com quatro títulos ITF M25 consecutivos e a primeira meia-final Challenger — já na última semana foi ainda mais longe e inaugurou o palmarés a esse nível, mas esses pontos já só contaram para Wimbledon.

Roland-Garros 2024 será o primeiro torneio do Grand Slam a servir de palco à estreia em simultâneo de dois homens portugueses, mas não de dois tenistas lusos, pois Rui Machado e Michelle Larcher de Brito fizeram-no ao mesmo tempo em Wimbledon 2008 e o cenário repetiu-se três anos depois, com Gastão Elias e Maria João Koehler no US Open de 2011.

Com Francisca Jorge a juntar-se à equação, e olhando apenas para as primeiras vezes de tenistas portugueses num Grand Slam em particular, Roland-Garros 2024 será o terceiro torneio da história a conciliar as estreias de três representantes. Em 2012, também neste palco, João Sousa, Gastão Elias e Pedro Sousa estrearam-se ao mesmo tempo em Paris e o cenário repetiu-se em 2018, mas em Melbourne, com João Domingues, Gonçalo Oliveira e João Monteiro.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share