Jaime Faria vence o primeiro Challenger da carreira com semana dourada no Oeiras Open

Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis

OEIRASJaime Faria (233.º) não podia ter vivido uma semana mais inesquecível no Jamor: na terça-feira foi confirmado em Roland-Garros, na quinta-feira assegurou a participação em Wimbledon, na sexta-feira chegou pela primeira vez à final de um Challenger e ao top 200 e este sábado conquistou o primeiro título da carreira no circuito secundário ao vencer o Oeiras Open 4.

A festa fez-se com uma reviravolta, consumada com os parciais de 3-6, 7-6(3) e 6-4 contra o sueco Elias Ymer (200.º), o jogador que desde o início da semana lhe disse que estariam frente-a-frente na final.

A jogar um terceiro set pelo terceiro dia consecutivo, o jovem de 20 anos recuperou de uma desvantagem de 1-4 para se tornar no 12.º tenista português a vencer um torneio Challenger.

Do outro lado estava um adversário mais experiente, mas que procura há muito tempo o regresso aos títulos neste circuito (tem seis, mas o último foi há seis anos) e que sempre que se aproximou da vitória acusou o momento. Faria sabia-o, manteve-se atento aos sinais que lhe chegavam de Ymer e guardou o melhor para o fim. 

O português subiu gradualmente a qualidade e por consequente a eficácia do golpe de saída e depois de ter ameaçado por cinco vezes o break ao terceiro jogo (0-2) mudou finalmente a tónica ao sétimo. Os erros não forçados desapareceram, o momentum alterou-se e o público empurrou-o para a recuperação — mais uma — que o consagrou.

A jogar “em casa” e com as bancadas do Complexo de Ténis do Jamor muito bem compostas, o tenista português de 20 anos recuperou de uma desvantagem de 1-4 no parcial decisivo para se tornar A campanha perfeita resultará numa subida de 50 lugares no ranking já esta segunda-feira, até 183.º, levando Jaime Faria ao top 200 pela primeira vez na carreira (será o 16.º português) para se tornar no novo número dois nacional.

Mas antes, ainda este sábado, fará a viagem até Paris para jogar pela primeira vez um torneio do Grand Slam.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share