Jaime Faria converte-se no 15.º português a disputar uma final no ATP Challenger Tour

Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis

OEIRAS — Jaime Faria (233.º) já sonhava quase desde o início da semana com o bilhete de avião com destino a Paris mas, ainda antes de girar a bússola a nordeste para fazer a estreia em torneios do Grand Slam, adiou até ao último dia o adeus a Portugal. O maiato abateu mais um obstáculo — o quarto da semana — no Complexo de Ténis do Jamor e vai juntar-se enquanto estreante ao grupo de portugueses que disputaram finais no ATP Challenger Tour.

Para estender a estadia na sua segunda casa até ao sábado das decisões, o atleta do Centro de Alto Rendimento precisou de ser levado a trabalhos adicionais ao guardar para terceiro set o momento de extinguir a presença de cabeças de série na terra batida portuguesa, ao derrotar o último resistente, Roman Burruchaga (149.º), por 6-4, 6-7(5) e 6-1, ao cabo de mais de duas horas e meia de contenda.

Com menos de um mês de distância a separá-lo das primeiras meias-finais que neste mesmo recinto alcançara (e onde estivera a dois pontos de seguir para a final), é desta que Jaime Faria dá um passo mais além para pisar território que lhe é desconhecido. Aos 20 anos, será o 15.º português a atuar em decisões do circuito secundário.

Junta-se a uma lista encabeçada por Gastão Elias — tanto a nível de finais (23), como de títulos (10) alcançados — e quer seguir as pisadas do amigo Henrique Rocha, que há dois meses chegou, viu e venceu a primeira final que disputou, em Múrcia. Nuno Borges completa o lote de finalistas portugueses na presente temporada, ao ter revalidado o estatuto de campeão no forte Challenger 175 de Phoenix, no Arizona.

A viagem para Roland-Garros já está marcada para a tarde deste sábado mas, antes disso, quer sair com a invencibilidade nas mãos de uma campanha que já se tornou por vários motivos histórica no Jamor. O duelo final com o sueco Elias Ymer (200.º) acontece a partir das 10 horas da manhã e será transmitido pela Sport TV.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share