Jaime Faria repete meias-finais no Oeiras Open e dá passo de gigante em direção a Wimbledon

Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis

OEIRAS — Quatro semanas depois de ter alcançado pela primeira vez as meias-finais de um torneio Challenger, Jaime Faria repetiu a proeza no Oeiras Open 4.

O tenista português de 20 anos esteve entre a espada e a parede contra o austríaco Dennis Novak (192.º e ex-85.º), mas recuperou de 2-6 e 1-4 e venceu 11 jogos consecutivos para bater o ex-top 100 mundial por 2-6, 6-4 e 6-0.

Se na passagem anterior pelo Complexo de Ténis do Jamor ficou a dois pontos de atingir a final e garantir a entrada no qualifying de Roland-Garros (entretanto alcançou esse objetivo), esta quinta-feira Jaime Faria assegurou a estreia no top 220, que deverá ser suficiente para ser confirmado no qualifying de Wimbledon na divulgação inicial da lista de inscritos.

Faria começou o embate com um jogo de serviço inaugural muito autoritário, mas quebrou em termos anímicos, perdeu a concentração e jogou a uma só velocidade contra um adversário que soube aproveitar a potência que lhe chegou do outro lado da rede para construir uma vantagem muito dilatada. Foi já quando Novak parecia bem encaminhado para a vitória que o jogador da casa regressou ao encontro, com uma quebra de serviço a mudar tudo.

Com mais cabeça e por consequente mais predisposição para variar o jogo e deixar o oponente desconfortável, Faria começou a fazer a diferença do fundo do court e aproveitou a quebra do austríaco, cada vez mais descrente depois de ter estado cara a cara com a vitória, para assinar uma das melhores e mais autoritárias recuperações da carreira.

Travado nas meias-finais do Oeiras Open 125 há um mês, Jaime Faria lutará pela primeira final Challenger da carreira contra Roman Andres Burruchaga (149.º). O argentino, filho do antigo campeão mundial de futebol Jorge Burruchaga, vencia Joris de Loore (208.º) por 6-3 e 2-0 quando o belga desistiu lesionado.

Se o fizer, para além de selar a estreia em decisões desta categoria também entrará pela primeira vez no top 200, ultrapassando o amigo Henrique Rocha para se tornar no número dois nacional.

Última atualização às 16h11.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share