Um dia depois de ter deixado para trás a ronda de abertura do quadro principal, Matilde Jorge (498.ª) não conseguiu alcançar o mesmo desfecho e terminou a semana em Aragão. A número dois nacional até esteve a liderar com um set e um break de vantagem frente à sétima cabeça de série Victoria Rodriguez (328.ª), antes de sofrer a cambalhota por 2-6, 6-3 e 6-4.
Jorge não demorou para se chegar à frente dos acontecimentos e soube gerir bem o espaço para conquistar a primeira partida. Na segunda, a portuguesa também se manteve no comando até a meio, antes da mexicana renascer a tempo e iniciar o processo de reviravolta, concluída ao fim de quase duas horas e meia num terceiro set onde a vimaranense esteve uma vez mais em posição de autoridade.
Matilde Jorge despede-se de território vizinho e vai voltar a solo nacional para uma semana de treinos, antes de regressar à competição. É uma das inscritas na fase de qualificação do XXI Montemor Ladies Open 1, evento W50 que se realiza em piso rápido a partir de 27 de maio.