Parecia ser uma questão de tempo até as dúvidas passarem a certezas e a espera terminou esta terça-feira: aos 20 anos, Jaime Faria (192.º) vai competir pela primeira vez na carreira em torneios do Grand Slam. O jovem jogador lisboeta era quinto na lista de alternates, mas o anúncio dos convites para ambos os quartos permitiram-lhe reservar um lugar na fase de qualificação, onde já estavam inscritos Henrique Rocha e Francisca Jorge.
Precisamente dois anos depois de Nuno Borges ter aberto na terra batida parisiense a contagem nas quatro maiores provas do globo, o ténis português volta a celebrar novas estreias no panorama masculino, com Henrique Rocha e Jaime Faria a serem os 16.º e 17.º atletas nacionais a competirem em torneios do Grand Slam. Já em janeiro deste ano, Francisca Jorge quebrou um interregno no mapa feminino com a estreia a ter acontecido no Australian Open.
Jaime Faria já pode reservar a viagem para Paris, onde fará a estreia no quadro prévio ou na segunda, ou na terça-feira, mas antes disso tem ainda compromissos pendentes em solo luso. Encarregou-se de assinar o primeiro triunfo português no quadro principal do Oeiras Open 4 e vai esta quarta-feira perseguir o apuramento para os quartos de final numa duelo com o brasileiro Gustavo Heide (182.º).