Foram na tarde deste sábado realizados os sorteios para uma semana que marca o regresso do ATP Challenger Tour a Portugal três semanas depois e o sexteto da casa ficou a conhecer o percurso a trilhar em direção ao quadro principal. Frederico Silva (408.º), Duarte Vale (596.º) e Pedro Araújo (641.º) tiveram acesso direto para a fase de qualificação que se inicia este domingo, enquanto João Domingues, Francisco Rocha (909.º), Rodrigo Fernandes (1194.º) e Tiago Pereira (712.º) foram contemplados com wild cards.
De regresso ao circuito secundário depois de duas semanas a competir no nível inferior, Frederico Silva vai procurar a primeira vitória de 2024 neste patamar num duelo marcado com o dinamarquês August Holmgren (307.º), podendo posteriormente discutir o acesso ao quadro principal com o compatriota João Domingues, se este levar a melhor frente a Jules Marie (225.º).
Para Duarte Vale, o regresso a solo nacional vai ser feito perante o italiano Samuel Vincent Ruggeri (276.º), um dos mais cotados em atuação no quadro prévio. Caso a vitória caia para o seu lado, o atleta de Cascais pode protagonizar um confronto 100% nacional: para isso, Rodrigo Fernandes vai ter de se superiorizar à resistência do búlgaro Adrian Andreev (237.º).
Sem precisar de convite depois de algumas desistências de última hora, Pedro Araújo quer prolongar o bom momento que viveu com a conquista do primeiro título ITF de singulares, na Tunísia, e vai partilhar o court com o cazaque Dmitry Popko (223.º), segundo favorito a furar a fase de qualificação. Também sem sorteio teoricamente acessível está Tiago Pereira, que vai desafiar o principal cabeça de cartaz desta etapa, o austríaco Lukas Neumayer (211.º).
A completar o recheado lote de representação lusa no primeiro de dois dias dedicados à fase de qualificação está Francisco Rocha, que para perseguir o sonho de se juntar ao irmão Henrique Rocha (bem como a Jaime Faria e Gastão Elias) no quadro principal vai ter de, primeiramente, desenvencilhar-se do argentino Juan Pablo Ficovich (232.º).
QS-2