Semana e meia depois de ter dado o adeus a Madrid, Rafael Nadal (305.º) abriu a derradeira campanha no Masters 1000 de Roma com uma vitória constituída por três sets. O por dez vezes campeão no Foro Italico recuperou de um primeiro capítulo perdido diante do qualifier belga Zizou Bergs (108.º) e ao cabo de quase três horas consumou o triunfo por 4-6, 6-3 e 6-4.
‘El Toro’, até começou mesmo por cima da partida, ao concretizar o segundo jogo de serviço do adversário, só que a liderança não foi gerida da melhor forma e, num ápice, Bergs restabeleceu-se para mais tarde voltar a pontuar para se apoderar do primeiro parcial. Bem a tempo de reverter a situação, a Nadal bastou um break isolado para equilibrar a balança e, já no derradeiro set, voltou a conseguir os mínimos para se desenvencilhar de eventuais perigos.
Rafael Nadal averba a 70.ª vitória da carreira na terra batida romana, onde celebrou em 2021 o último de dez títulos de campeão, e pela frente já sabe que vai medir forças com um dos principais cabeças de série: o polaco Hubert Hurkacz (9.º), recentemente campeão do Millennium Estoril Open, que ficou isento da ronda de estreia na capital italiana.