A contagem para Roland-Garros está cada vez mais próxima de chegar ao fim e já só uma última paragem antecede o apogeu da temporada de terra batida. É o emblemático Foro Italico que durante as próximas duas semanas acolhe as maiores estrelas de ambos os circuitos, numa disputa pelos troféus do ATP Masters 1000 e do WTA 1000 que acontecem em simultâneo na Cidade Eterna, e a Betclic junta-se ao espetáculo.
Novak Djokovic está de regresso ao circuito depois de ter prescindido da viagem a Madrid e é o destacado favorito à conquista do título num palco onde guarda doces memórias das seis anteriores edições das quais saiu com a invencibilidade. O sérvio tem a concorrência reduzida depois das desistências de Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, e é quem encabeça uma metade superior onde pode cruzar com Alexander Zverev ou Casper Ruud nos quartos de final, ou com Grigor Dimitrov, nas semifinais. Antes disso, teve acesso direto à segunda eliminatória e vai fazer a estreia frente a Corentin Moutet ou Roman Safiullin.
É Daniil Medvedev o principal cabeça de cartaz da secção inferior. O russo, que volta à cidade onde há um ano fez as pazes com a terra batida — ao vencer o primeiro título nessa superfície, e logo num ATP 1000 —, está isento da primeira ronda e inicia a defesa do estatuto de campeão com Jack Draper ou Borna Coric. Uma reedição da final passada com Holger Rune pode acontecer nos quartos de final, enquanto no patamar seguinte poderá ser Stefanos Tsitsipas a sua maior ameaça.
Na competição feminina não poderia haver outra figura mais proeminente que Iga Swiatek, que quer prolongar o estado de graça depois de ter reforçado a hegemonia com a conquista do título em Madrid. A polaca celebrou em Roma tanto em 2021 e 2022, e o início do périplo de reconquista vai começar diante de Caroline Dolehide ou Bernarda Pera. Mais tarde, Coco Gauff, Marketa Vondrousova ou Daria Kasatkina podem assumir-se como perigos num eventual caminho para a final.
A outra metade tem como principal nome Aryna Sabalenka, número dois mundial que se sagrou recentemente finalista vencida na terra batida madrilena. A bielorrussa ainda não adicionou ao currículo qualquer presença num duelo das maiores decisões em Roma e o primeiro passo vai opô-la a Wang Yafan ou Katie Volynets. Com um caminho potencialmente aberto até aos quartos de final, aí a jogadora de Minsk pode colidir com Ons Jabeur ou Jelena Ostapenko, e mais pela frente ainda podem afigurar-se novos obstáculos com o nome de Maria Sakkari ou Victoria Azarenka.
Nuno Borges vs. Pedro Martinez
Aposta: Borges
@1,88
Nuno Borges é o único português em prova no Foro Italico e tem pela frente uma boa oportunidade de igualar a sua melhor campanha no Masters 1000 de Roma. O maiato de 27 anos regressa ao circuito máximo depois dos quartos de final atingidos no poderoso Challenger 175 de Cagliari e esta quarta-feira tem de ter os melhores argumentos reunidos para levar a melhor num duelo que se antevê equilibrado com o recém vice-campeão do Millennium Estoril Open.
Thiago Monteiro vs. Gael Monfils
Aposta: Monteiro
@1,61
Thiago Monteiro vive uma maré de sucesso que poderá pressagiar um regresso próximo ao top 100 mundial e, depois de já ter furado a fase de qualificação em Madrid para bater Stefanos Tsitsipas no caminho até à terceira ronda, já deixou igualmente as duas rondas prévias para trás em Roma. Vive um melhor momento de forma do que o veterano gaulês e quer melhorar um registo que até já lhe é favorável no confronto entre ambos (2-1).
Sara Errani vs. Amanda Anisimova
Aposta: Errani
@2,95
É uma das figuras da casa em competição e o caloroso apoio do público italiano é um dos fatores que certamente vão jogar a seu favor. Sara Errani quer provar que a idade é apenas um número ao manter-se dentro da elite aos 37 anos e, depois de recentemente ter atingido umas meias-finais, voltou a deixar bons sinais na terra batida de Madrid. Agora a jogar ‘em casa’, a jogadora de Bolonha quer desafiar o favoritismo da norte-americana que recupera de lesão.