Um dia depois de não ter tido tempo a perder no regresso à competição, Gastão Elias (379.º) somou na manhã desta segunda-feira o segundo de dois passos necessários para assegurar um lugar entre os apurados para o quadro principal do Challenger de Francavilla, em Itália. O lourinhanense voltou a evidenciar bons indícios e em menos de hora e meia encarregou-se de bater Guy Den Ouden (372.º), por 6-3 e 6-2.
Os dois protagonistas defenderam com êxito os primeiros jogos de serviço, mas a espera não foi muita até Elias tomar iniciativa e assumir o comando, através de três quebras consecutivas que fizeram a diferença nesse capítulo onde Ouden ainda tentou ripostar com um break isolado. O jogador luso voltou a comandar todos os capítulos de uma segunda metade e consumou a vitória à boleia de duas outras quebras de serviço.
Gastão Elias completa da melhor forma possível a passagem pelo quadro prévio no litoral italiano e volta a encontrar-se com quadros principais no circuito secundário pouco mais de um mês depois de também ter furado a fase de qualificação em Girona. Ainda em incógnita permanece o nome do próximo obstáculo a bater na terra batida de Francavilla, uma vez que ainda não foram sorteadas as seis vagas destinadas a qualifiers.