Carlos Alcaraz teve de trabalhar muito para manter vivas as esperanças de conquistar um terceiro título consecutivo em Madrid, missão que manteve em aberto ao resistir a uma batalha de três sets com o alemão Jan-Lennard Struff numa reedição da final de 2023.
Bicampeão em título, o super-favorito do público só venceu pelos parciais de 6-3, 6-7(4) e 7-6(4) num encontro em que cedeu o primeiro set da campanha.
Tudo parecia encaminhado para uma vitória relativamente fácil quando Alcaraz agarrou uma vantagem de um set e um break. Mas Struff, recém-campeão em Munique (onde ergueu, perante compatriotas, o primeiro título da carreira ao mais alto nível) não se deu por vencido nem na segunda partida, nem na terceira e anulou quatro match points no serviço do espanhol ao 5-3 do terceiro set para adiar para mais um tie-break a decisão do encontro.
O 40-0 no serviço foi insuficiente para Alcaraz celebrar a vitória, mas no tira-teimas o número três mundial acabou por sorrir de vez.
Alcaraz tenta tornar-se no primeiro jogador da história a vencer três títulos consecutivos em Madrid e para prolongar essa missão terá de superar Andrey Rublev nos quartos de final. O russo despachou Tallon Griekspoor por 6-2 e 6-4.