OEIRAS — Yuliia Starodubtseva (142.ª) apresentou-se na terra batida do Clube Escola de Ténis de Oeiras com o peso de ser a principal candidata à conquista do título no próximo domingo e, para já, três obstáculos já foram riscados do guião. A ucraniana de 24 anos rapidamente colocou em prática o guião estabelecido para este frente a frente entre cabeças de série e nem os breves aguaceiros que se fizeram sentir a impediram de selar os parciais de 6-3 e 6-1 diante da alemã Ella Seidel (152.ª), ao fim de apenas 73 minutos.
Foi Seidel quem teve as primeiras possibilidades de abertura, mas nenhuma delas se concretizou e já na segunda metade do parcial de abertura Starodubtseva evidenciou-se com duas quebras de serviço que sobrelevaram apenas uma consentida pela jogadora de Leste. O segundo tempo da partida tornou-se ainda mais espaçoso para o lado da que empunhava o favoritismo, apoderando-se de todos os quatro jogos de serviço da adversária para perfazer um autoritário triunfo.
Inaugurada a viagem com destino às meias-finais do W100 Oeiras CETO Open, Yuliia Starodubtseva alcança pela primeira vez esse patamar em torneios ITF disputados esta temporada e já tem adversária definida para ambicionar um bilhete para a final da prova portuguesa: tem duelo marcado para este sábado com a croata Jana Fett (150.ª e ex-top 100 mundial), que quase em simultâneo ocupou a segunda de quatro derradeiras vagas.