Reviravolta afasta Francisca Jorge na segunda ronda do Oeiras CETO Open

Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis

OEIRASFrancisca Jorge não foi capaz de replicar o sucesso de há um ano e despediu-se do quadro individual do Oeiras CETO Open na segunda ronda.

A melhor tenista portuguesa da atualidade (é a 184.ª classificada no ranking WTA) mediu forças com a cabeça de cartaz e até ganhou vantagem no marcador, mas uma reviravolta deu a vitória à ucraniana Yuliia Starodubtseva (142.ª) com os parciais de 4-6, 6-2 e 6-3.

Finalista deste Oeiras CETO Open há um ano, quando o torneio pertencia à categoria ITF W60 (este ano foi promovido a W100), Francisca Jorge regressou ao Clube Escola de Ténis de Oeiras com uma vitória autoritária, na véspera, mas esta quinta-feira encontrou condições muito diferentes e acabou por ceder ao desespero causado pelo vento cada vez mais intenso e irregular.

Nenhuma das jogadoras conseguiu sentir-se confortável em campo e o embate — com mais de 2h30 de duração — foi sobretudo uma luta o vento. Jorge até ganhou vantagem na reta final do primeiro set, quando recuperou do break de atraso e encaixou três jogos consecutivos para tomar a liderança no marcador, mas a número um nacional não foi suficientemente agressiva para manter o ascendente e permitiu a retaliação de Starodubtseva logo no arranque do segundo set. A ucraniana regressou mais determinada, escondeu a frustração e começou a sorrir quando as trocas de bolas se prolongaram, dando claros sinais positivos ao mesmo tempo que do outro lado da rede a portuguesa deixava escapar esgares de insatisfação.

A derrota na segunda ronda significará uma descida de sensivelmente 15 posições para Francisca Jorge, que não conseguiu defender todos os 48 pontos conquistados há um ano. No entanto, porque há uma semana teve uma boa campanha no WTA 125 de Oeiras que a catapultou para um novo máximo, deverá manter-se no top 200.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share