Rafael Nadal (512.º) iniciou esta quinta-feira aquela que provavelmente será a sua última dança na terra batida da Caja Mágica e manteve-se longe de quaisquer perigos para superar o primeiro obstáculo da quinzena de forma irrepreensível. O maiorquino de 37 anos não teve dó nem piedade frente ao convidado Darwin Blanch (1028.º), que com apenas 16 anos não teve armas suficientes para evitar os pesados 6-1 e 6-0.
Com direção bem afinada à segunda eliminatória do Mutua Madrid Open, Nadal iniciou o processo com uma quebra de serviço conseguida logo na entrada e, mais tarde, ampliou o fosso com um segundo break que sentenciou as contas no primeiro segmento. Blanch esteve ainda mais inapto para desencantar soluções numa segunda partida dominada por completo por ‘El Toro’, que através de três quebras consecutivas festejou ao fim de apenas 66 minutos.
O primeiro passo está dado pelo por cinco vezes campeão na capital espanhola, que na próxima batalha vai ter uma tarefa teoricamente bem mais exigente. É o australiano Alex de Minaur (11.º) que se segue no caminho do veterano espanhol, apenas uma semana depois de lhe ter indicado o fim de linha no ATP 500 de Barcelona.