OEIRAS — Depois de ter acumulado mais de duas horas num encontro de singulares que não caiu para o seu lado, Francisca Jorge guardou fôlego e deixou o momento de celebração para mais tarde. Desta feita ao lado da irmã Matilde Jorge, a vimaranense foi quem sorriu por fim e só ao nono match point extinguiu a esperança das britânicas Alicia Barnett e Freya Christie e juntou-se às meias-finais do quadro de pares do Oeiras CETO Open.
A dupla da casa conquistou o primeiro patamar ao prevalecer com a diferença mínima de um break, e no segundo não poderia ter estado mais próxima de fechar a tarefa: os quatro primeiros match points surgiram quando servia a 5-3, momentos volvidos surgiu uma nova oportunidade e, já no tira teimas, desperdiçou uma nova chance. Foi já com os holofotes acionados e com a escuridão a render ao crepúsculo que as portuguesas foram ao encontro da eficácia para consumar os parciais de 6-4, 6-7(6) e 12-10.
Francisca Jorge e Matilde Jorge prolongam a série de vitórias que no fim de semana passada se traduziu na conquista do primeiro título WTA do ténis português e o oitavo triunfo consecutivo enquanto parelha transporta-as para uma nova meia-final. E já só uma dupla as pode separar do dia de todas as decisões: Conny Perrin e Yuliia Starodubtseva.