OEIRAS — Ana Filipa Santos tinha sido uma das três portuguesas a passar além da ronda inaugural do quadro de pares do W100 Oeiras CETO Open, mas não foi esta quinta-feira capaz de prolongar o trilho. Ao lado da parceira espanhola Lucia Cortez Llorca, a alentejana ficou longe de ameaçar a defesa do estatuto das terceiras cabeças de série Anna Danilina e Bibiane Schoofs, que agarraram o triunfo por 6-3 e 6-1.
A dupla ibérica tremeu nos primeiros jogos de serviço e abriu a porta a que as favoritas escalassem no marcador para 5-0 e, ainda que depois disso até lhes tenham negado três chances de fechar o set, deixaram cair por terra a eventualidade de uma reviravolta. No capítulo final, Santos e Cortez só defenderam um dos jogos de serviço e as adversárias aproveitaram a ocasião para fechar ao fim de 66 minutos a discussão.
A derrota de Ana Filipa Santos na segunda eliminatória de pares — um dia depois de ter assinado o triunfo mais importante de toda a carreira — deixa a armada lusa reduzida a dois elementos nessa variante. Francisca Jorge e Matilde Jorge voltam esta quinta-feira a unir-se e ambicionam o bilhete para as meias-finais num duelo que as confronta com as britânicas Alicia Barnett e Freya Christie.