OEIRAS — A boa entrada da véspera nos pares não se repetiu e Matilde Jorge foi esta quarta-feira eliminada na primeira ronda do quadro principal de singulares do Oeiras CETO Open, o ITF W100 que acontece na terra batida do Clube Escola de Ténis de Oeiras.
Na semana de estreia como top 500 mundial, a segunda melhor jogadora portuguesa da atualidade (subiu 57 lugares, até ao 499.º) cedeu por 6-3 e 6-3 perante a suíça Simona Waltert (156.ª e 107.ª há menos de um ano).
O duelo ficou resolvido em 1h29 e não fugiu ao favoritismo da visitante, mas Matilde Jorge dispôs de várias oportunidades para o tornar mais equilibrado e os parciais finais não refletem totalmente a réplica que ofereceu à adversária.
A jovem portuguesa entrou mal nos dois sets, mas reagiu a tempo de equilibrar o primeiro e foi sobretudo no segundo que causou mais dificuldades a Waltert nos jogos de resposta ao elevar a eficácia — e também a agressividade — na resposta.
Ao todo foram 10 as oportunidades que teve para fazer o contra-break na segunda partida (cinco ao 1-2 e cinco ao 2-3), mas vários erros não forçados fustigaram a tentativa de recuperar terreno e só mais tarde, quando a adversária já servia de forma folgada para selar a vitória, é que voltou a ser bem-sucedida para ainda reduzir a diferença no marcador.
A derrota de Matilde Jorge seguiu-se à de Amália Suciu, na véspera, e deixou Francisca Jorge como única representante lusa no quadro principal. A número um nacional discute ainda esta quarta-feira a primeira ronda com a checa Gabriela Knutson. Nos pares, as duas irmãs entraram a ganhar e já estão nos quartos de final.