A jornada desta quarta-feira no ITF M15 de Sanxenxo era preenchida pelas atuações de quatro nomes portugueses nos singulares, mas só um deles escapou da eliminação e seguiu caminho para a segunda ronda. Francisco Rocha (919.º) não teve cerimónias diante do quinto pré-designado Dali Blanch (622.º) e ao cabo de duas horas certas cerrou o punho com o resultado de 7-6(1) e 7-5.
Rocha foi o primeiro a escalar para primeiro plano, só que a primeira chegada à liderança foi efémera e apenas no tie-break soube fazer a diferença depois de até ter salvado um ponto de set. Na segunda partida, o jogador maiato voltou a subir ao comando e, uma vez mais, Blanch retaliou da mesma forma, forçando-o a assinar um novo break que se veio a tornar crucial ao resultado.
Francisco Rocha volta a vencer no ITF Tour sete semanas depois e vai esta quinta-feira dividir as atenções com o dinamarquês Philip Hjorth (1638.º) — o carrasco de Rodrigo Fernandes (1180.º) na primeira eliminatória. Afonso Portugal encerrou a campanha nos singulares depois de ter furado a fase de qualificação, ao perder por 6-2 e 6-1 com Moerani Bouzige (599.º), enquanto Gonçalo Marques (1442.º) perdeu numa estreia marcada por 6-3 e 6-2 a favor de Michael Zhu (849.º).