OEIRAS — A vitória portuguesa já era garantida num dos duelos de pares agendados para esta quarta-feira, mas só uma das três portuguesas a compor o Court 3 juntou-se a Francisca Jorge e Matilde Jorge na segunda eliminatória. A alentejana Ana Filipa Santos levou a melhor ao lado de contributo espanhol e agarrou-se aos parciais de 6-0 e 7-6(8) para assinar o triunfo mais importante da carreira num evento de magnitude ITF W100.
A entrada não poderia ter sido mais fulminante para o lado da natural de Santiago do Cacém perante as igualmente convidadas Teresa Franco Dias e Amália Suciu, e em menos de meia hora despachou o primeiro set ao lado da vizinha castelhana Lucia Cortez Llorca. A resistência adversária surgiu só num segundo parcial bem mais disputado e o encontro esteve na iminência de ir a match tie-break por três ocasiões. Mas Santos e Llorca negaram essas ameaças e ao cabo de cerca de hora e meia reservaram a viagem para a fase seguinte com o resultado de 6-0 e 7-6(8).
Ana Filipa Santos soma a primeira vitória do seu historial em torneios de categoria ITF W100 e reforça a presença portuguesa na segunda eliminatória da variante de pares do Oeiras CETO Open, um dia depois de Francisca Jorge e Matilde Jorge terem derrubado as primeiras cabeças de série com um triunfo demolidor. Pela frente, o duo luso-espanhol vai desafiar as terceiras pré-designadas Anna Danilina e Bibiane Schoofs.