OEIRAS — 65 minutos bastaram para Francisca Jorge e Matilde Jorge prolongarem a série de triunfos com uma vitória autoritária sobre as primeiras cabeças de série rumo aos quartos de final do Oeiras CETO Open.
Três dias depois de fazerem história ao tornarem-se nas primeiras portuguesas de sempre a vencerem um torneio do circuito WTA, as irmãs iniciaram com pompa e circunstância a campanha no ITF W100 do Clube Escola de Ténis de Oeiras e derrotaram Oksana Kalashnikova e Kimberley Zimmermann (respetivamente 57.ª e 73.ª classificadas no ranking mundial de pares) por 6-2 e 6-1.
Num duelo sem história, as duas melhores tenistas portuguesas da atualidade dominaram o embate frente a uma dupla que nunca foi capaz de fazer jus ao estatuto. Com Kalashnikova especialmente desinspirada na pancada de serviço, o que se viu no último embate do dia foi quase um pró-forma para Jorge e Jorge, que quer do fundo, quer à rede, quer na adaptação às condições (algum vento desde o topo norte do court) foram sempre muito superiores às adversárias.
Apesar de não fazerem parte da lista de pré-designadas, Francisca Jorge e Matilde Jorge demonstraram que são uma das duplas mais perigosas do torneio e marcaram um reencontro com as britânicas Alicia Barnett e Freya Christie. Há uma semana, no arranque da campanha que só terminaria com o título no WTA 125 de Oeiras, não deram hipóteses e venceram por 6-3 e 6-0.