OEIRAS — Ana Filipa Santos (1115.ª) foi a última das quatro jogadoras portuguesas a pisar a terra batida do Clube Escola de Ténis de Oeiras e a discussão ombro a ombro com a adversária ainda alimentou a esperança de um primeiro triunfo das da casa, mas as ambições da alentejana caíram por terra ao fim de uma hora e meia que ditou que a fase de qualificação do ITF W100 ficasse órfã de cores nacionais.
Diante da mais cotada Maja Chwalinska (226.ª), a natural de Santiago do Cacém não perdeu o foco mesmo com uma quebra de serviço consentida logo a abrir e restabeleceu-se no marcador ao recuperar para 3-3, antes de permitir que a polaca assinasse um novo break. Santos manteve o espírito de resiliência e voltou a não estar longe de eliminar o fosso, mas a favorita a vencer consolidou a missão em 6-3 e 6-3.
A derrota de Ana Filipa Santos junta-se às de Sara Lança, Teresa Franco Dias e Carla Tomai na primeira ronda da fase prévia do Oeiras CETO Open e o quadro de principal não terá mais do que três nomes portugueses: Francisca Jorge, Matilde Jorge e Amália Suciu. A alentejana tem ainda pela frente um compromisso nos pares, onde se opõe a Suciu e a Teresa Franco Dias.