Sábado histórico e de luxo no Court Central do Jamor

OEIRAS – Todos os caminho vão dar ao Court Central do Jamor neste sábado. Aproximam-se as conclusões tanto do Oeiras Ladies Open, o regresso do circuito WTA a Portugal desde 2014, como do Oeiras Open 125, a prova Challenger a nível nacional mais importante a par do Porto Open. Eis o cardápio deste dia luxuoso e com entrada completamente grátis.

WTA 125, meia-final I – Bernarda Pera vs. Clara Tauson

As duas principais favoritas ao título, carrascas das irmãs Jorge nos quartos de final, vão protagonizar um encontro digno de um dos maiores torneios do circuito principal favorito. Ambas têm dois títulos da categoria 250 no currículo (os de Pera em terra batida) e as duas já foram bem mais cotadas no ranking WTA – Pera 27.ª em 2023, Tauson 33.ª em fevereiro de 2022. A esquerdina norte-americana tem um ténis mais típico da superfície e é vista por Tauson como a favorita; a potente e promissora dinamarquesa vai numa série de oito triunfos seguidos no Jamor (cinco ao serviço da seleção, um deles frente à top 10 Maria Sakkari), sempre sem ceder sets.

Nota posterior: Bernarda Pera desfalcou a meia-final de sonho devido a uma lesão no pescoço.

WTA 125, meia-final II – Suzan Lamens vs. Kristina Mladenovic

Tal como Tauson, Lamens vai numa sequência de sucessos no Jamor de assinalar. São sete, no seu caso, sempre também em parciais diretos e um deles igualmente face a uma top 10 (Jelena Ostapenko a semana passada). A miss consistência encara a mais cotada curricularmente da competição – atualmente no posto 252 WTA (e, por isso, wild card da prova), Mladenovic já integrou o top 10, já atingiu dois quartos de final em Grand Slams (um deles em Roland-Garros) e tem um título individual em oito finais. Individual, porque em pares é das melhores dos últimos largos anos.

ATP 125, meia-final I – Francisco Comesana vs. Jaime Faria

O herói local está a fazer história. À terceira foi de vez e a primeira meia-final num torneio Challenger é uma realidade, e logo num torneio desta dimensão. A separá-lo da primeira final e do bilhete dourado para a inédita estreia em Roland-Garros está o mais cotado ainda em competição – o único cabeça de série desde o início dos quartos de final -, que se salvou por um fio na segunda ronda (três match points contra). A jogar em casa e depois do compromisso no Court Central do Jamor com mais público da sua carreira, os quartos de final desta sexta-feira serão um aperitivo no que ao apoio diz respeito comparativamente ao prato principal deste sábado.

ATP 125, meia-final II –Ugo Blanchet vs. Valentin Royer

Um francês, dois franceses. Um francês na final. Blanchet é o favorito teórico, Royer veio da fase de qualificação e está com Roland-Garros à vista.

WTA 125, final de pares – Francisca Jorge e Matilde Jorge vs. Harriet Dart e Kristina Mladenovic

Jaime em primeiro, Francisca Jorge e Matilde Jorge depois. As vimaranenses são as primeiras mulheres portuguesas numa final do circuito WTA e pela frente terão uma das melhores dos últimos anos da variante – Mladenovic ostenta seis títulos do Grand Slam em pares femininos, dois WTA Finals e três Majors em pares mistos, só para mencionar o principal. Falta-lhe o ouro olímpico, sonho já referido esta semana no Jamor.

As irmãs já venceram 14 provas ITF em conjunto, conhecem-se de ginjeira e jogam com o factor casa.

Destaque, ainda, para a decisão de pares no Oeiras Open 125, o único embate sem honras de Court Central. O irmão mais novo de Stefanos Tsitsipas, Petros, um habitué nos torneios Challenger nacionais, aparece como um jogador mais mediático

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share