OEIRAS – Três encontros, três vitórias em dois parciais diretos e primeira meia-final do ano para Kristina Mladenovic. A francesa chega ao penúltimo dia de Oeiras Ladies Open depois de vencer a norte-americana Varvara Lepchenko com os parciais de 6-3 e 6-4.
Num encontro digno de uma final WTA ainda maior outrora – Mladenovic já foi 10.ª em singulares, Lepchenko 19.ª -, a antiga número um mundial de pares e campeã do antigo Estoril Open na variante, neste palco, em 2013, aplicou um festival de amorties de esquerda ao longo das 1h59 de duelo.
Atualmente no posto 252 do ranking feminino (Lepchenko 258.ª), a gaulesa de 30 anos está pela primeira vez numa meia-final em 2024 e pela primeira final a nível WTA desde Seoul (também da categoria 125) em dezembro de 2021.
Para chegar à final no Jamor e novamente em Portugal (na época passada cedeu na final do Porto Open, prova de 40.000 dólares), Mladenovic, convidada da organização para este regresso do circuito WTA no nosso páis desde 2014, terá de superar a dura e consistente Suzan Lamens (163.ª).
A neerlandesa está a viver um dos melhores momentos da carreira e somou o sétimo triunfo consecutivo (sempre em dois sets) em Oeiras para atingir a terceira semifinal da época (já tem um título no W75 de Trnava, no início de março). Depois das quatro vitórias ao serviço da seleção neste mesmo palco, na semana passada, e uma delas frente à top 10 Jelena Ostapenko, Lamens venceu pela terceira vez neste torneio ao despachar a russa Aliona Falei (202.ª) por 6-4 e 6-1.
O Oeiras Ladies Open será a primeira meia-final a nível WTA para a tenista de 24 anos.