OEIRAS — Inicialmente histórica nos singulares, a semana de Francisca Jorge e Matilde Jorge no Oeiras Ladies Open ganhou contornos únicos na variante de pares com a vitória desta sexta-feira, que tornou as duas irmãs naturais de Guimarães nas primeiras tenistas portuguesas a alcançarem a final de um torneio do circuito WTA.
O feito foi conseguido com uma vitória por 6-3 e 6-3 sobre as primeiras cabeças de série, as checas Miriam Kolodziejova e Anna Siskova.
Antes do WTA 125 de Oeiras, que é o primeiro torneio sob a égide da Women’s Tennis Association a acontecer em Portugal desde 2014, nunca uma tenista portuguesa tinha alcançado uma final desta relevância.
Até agora, as decisões mais importantes da história com a presença de mulheres portuguesas diziam respeito a Maria João Koehler nos singulares (campeã de um ITF de 100.000 dólares em Astana em 2012 e vice-campeã em 2013) e às próprias irmãs Jorge nos pares, pois há exatamente um ano foram finalistas deste torneio, então na categoria ITF de 100.000 dólares.