OEIRAS – Bernarda Pera (82.ª WTA) e Clara Tauson (87.ª) são as duas principais favoritas ao título do Oeiras Ladies Open, primeiro torneio do circuito WTA em Portugal desde 2014, e somaram esta quarta-feira a segunda vitória da semana do Jamor para garantirem acesso aos quartos de final.
Pera, primeira cabeça de série, precisou de inverter uma desvantagem frente à amiga Tena Lukas (212.ª), vinda da fase de qualificação, e sobressaiu com os parciais de 3-6, 6-1 e 6-3. Lukas é croata, a principal favorita ao título nasceu em Zadar e naturalizou-se em 2013 pelos Estados Unidos da América.
Bernarda Pera fica agora à espera de Francisca Jorge ou Renata Zarazua para saber com quem mede forças na sexta-feira.
No final do compromisso, a norte-americana de 29 anos passou pela sala de conferências de imprensa e relevou a importância deste encontro mais duro (na ronda inaugural só competiu 11 minutos), as ambições para regressar ou superar o que atingiu outrora (antiga 35.ª e vencedora de dois títulos WTA 250 em 2022) e admitiu que está pela primeira vez em Portugal para arrecadar o troféu no próximo domingo. Sem esquecer o amigo Marco Ferreira, ex-fisioterapeuta, que recomendou bons restaurantes em Lisboa e os famosos pastéis de nata.
Clara Tauson continua em modo avassalor e adquiriu o sétimo triunfo consecutivo no Complexo de Ténis do Jamor. Depois dos sucessos ao serviço da seleção (um deles o maior da carreira frente a Maria Sakkari), a dinamarquesa de 21 anos (antiga número um mundial de juniores e 33.ª WTA, também ela com dois títulos WTA no currículo) ultrapassou a espanhol Nuria Parrizas Diaz (129.ª, ex-45.ª), num duelo digno de outros palcos, por 6-3 e 6-4 e continua igualmente sem ceder sets no Jamor.
Na próxima ronda? Matilde Jorge. Em 2020, Tauson bateu Jorge a caminho do título de 15.000 dólares no Clube Escola de Ténis de Oeiras.
Zhuoxuan Bai (92.ª e sexta pré-designada) e Emiliana Arango (122.ª), pelo contrário, foram surpreeendias. A número sete chinesa sucumbiu perante Aliona Falei (202.ª) por duplo 6-4 e falhou acesso aos quartos de final, ao passo que a segunda melhor colombiana perdeu para Suzen Lamens (163.ª), peça-chave na subida neerlandesa na Billie Jean King Cup na semana passada no Estádio Nacional, por 7-5 e 6-2, num encontro ainda referente à primeira ronda. Lamens conqusitou a quinta vitória sucessiva, sempre em parciais diretos, no Jamor.
No Oeiras Open 125, Dennis Novak (217.º, ex-85.º) venceu Franco Agamenone (214.º) por 6-3 e 6-1 e Valentin Royer (262.º), vindo do qualifying, superou o nono cabeça de série Jesper de Jong (158.º) com os parciais de 6-2 e 6-3 e estão ambos nos quartos de final, fase na qual vão estar frente a frente.