OEIRAS – Frente a frente com Maks Kasnikowski pela primeira vez desde a final do Indoor Oeiras Open, Gastão Elias estava a caminho da desforra quando viu o polaco desistir devido a uma lesão na perna esquerda a perder por 6-1, 1-1.
O apuramento para a segunda ronda garante a Elias (398.º, antigo 57.º) o 16.º triunfo consecutivo no Court Central do Jamor – entre 2021 e 2022 venceu três títulos Challenger de empreitada.
O encontro face ao lucky loser (245.º) foi de sentido único: o tenista da Lourinhã amealhou três breaks no primeiro parcial e mesmo antes da desistência tinha desperdiçado cinco pontos de break para se adiantar no segundo set.
O atual número seis nacional terminou o encontro com aproveitamento de 100% de pontos com o primeiro serviço e só enfrentou um ponto de break ao longo dos 53 minutos de compromisso.
Na segunda eliminatória, Gastão Elias terá como adversário o qualifier italiano Samuel Vincent Ruggeri (272.º), que surpreendeu o sétimo cabeça de série e campeão do Braga Open de 2022 Nicolas Moreno de Alboran (140.º) ao aplicar um duplo 7-5 ao norte-americano.