OEIRAS — Matilde Jorge levou a melhor no encontro 100% português com Ana Filipa Santos por 6-2 e 7-5 para carimbar o apuramento para a segunda ronda do quadro principal de singulares do Oeiras Ladies Open, o WTA 125 que marcou a estreia de ambas em torneios do circuito mundial feminino.
O sorteio do quadro principal traduziu-se numa grande oportunidade para as duas portuguesas, que na última semana integraram a seleção nacional que garantiu a manutenção no Grupo I da Billie Jean King Cup, e refletiu-se no nervosismo que acusaram de parte a parte e que resultou em várias oscilações no marcador durante a segunda partida.
Favorita à vitória, Jorge (com 20 anos recém-celebrados e 556.ª classificada no ranking WTA) entrou melhor e assinou o primeiro break do encontro. A reação imediata de Santos (sete anos mais velha e na 1115.ª posição) obrigou-a a pressionar novamente na resposta para segurar o ascendente no primeiro set, que lhe deu o embalo e confiança necessários para entrar melhor no segundo.
Com uma vantagem de 6-2 e 3-0, a vimaranense pareceu bem encaminhada para a vitória, mas a resposta voltou a surgir do outro lado da rede. Assistida ao joelho esquerdo depois de perder cinco jogos consecutivos, Santos não baixou os braços, aproveitou a quebra de rendimento da compatriota na pancada de serviço (Jorge baixou a colocação da primeira bola e permitiu-lhe ser mais ofensiva) e com dois breaks consecutivos virou o rumo: venceu cinco jogos consecutivos, serviu para o set e teve quatro set points ao 5-4.
A reta final foi mais uma montanha-russa, porque depois da alentejana (natural de Santiago do Cacém) estar próxima de levar o braço de ferro para um terceiro parcial voltou a ser Jorge a tomar as rédeas do marcador para fugir com a vitória. O relógio assinalava 2h09 de duração.
Uma semana depois de celebrar o 20.º aniversário, Matilde Jorge venceu pela primeira vez em torneios do circuito WTA — embora a categoria WTA 125 esteja abaixo do patamar WTA 250, o primeiro a ser considerado pela Women’s Tennis Association nas listas de títulos e outros registos semelhantes. Os 15 pontos do triunfo desta segunda-feira permitirão à número dois nacional subir quase 40 posições, até ao top 520, uma movimentação que se traduzirá na melhor classificação da carreira.
Na segunda ronda, agendada apenas para quarta-feira, Matilde Jorge medirá forças com a vencedora do encontro entre a amiga Maria Garcia (1343.ª), com quem jogou pares ao serviço da seleção nacional na semana passada, e a britânica Harriet Dart (88.º), quinta cabeça de série.