OEIRAS — Obrigada a vencer para manter Portugal na luta pela manutenção no Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge, Francisca Jorge (190.ª classificada no ranking WTA) não desiludiu e venceu Gergana Topalova (253.ª) por 6-4 e 6-4. Com tudo empatado frente à Bulgária, a decisão será no par.
A número um nacional elevou o nível como muitas vezes faz ao serviço da equipa das quinas. Num primeiro confronto contra a búlgara de 24 anos (vice-campeã do último Del Monte Lisboa Belém Open), a vimaranense de 23 primaveras enfrentou somente um ponto de break em todo o duelo – consentiu a vantagem no quarto jogo do segundo parcial – e terminou o frente a frente apenas com 12 pontos perdidos no serviço (80% de pontos ganhos com a primeira bola de saída, 70% com os segundos serviços).
A reação à perda da vantagem no segundo set foi a melhor possível. Mesmo com alguas chances desperdiçadas pelo caminho, Jorge manteve-se focada, determinada e a saber o que fazer para se impor no frente a frente. Paciente ao saber esperar pela bola certa para o ataque (até usou várias bolas altas), a top 200 nacional impôs-se nos braços de ferro do fundo do court também ao ser mais consistente e manejou o golpe decisivo no penúltimo jogo.
Ultrapassado o primeiro obstáculo crucial, Francisca Jorge está escalonada para atuar ao lado da irmã Matilde Jorge contra Topalova e Isabaella Shinikova. Quem vencer o embate mantém o país no Grupo I, quem perder desce um degrau na competição de seleções femininas.