Portugal discute com Bulgária a manutenção no Grupo I da Billie Jean King Cup

OEIRAS — A seleção nacional feminina vai discutir com a Bulgária a manutenção no Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge que acontece até este sábado no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.

Em pleno dia de descanso, o primeiro desde que a competição começou na segunda-feira, Portugal viu a Bulgária derrotar a Noruega por 2-1 — um resultado que consumou a descida de divisão do país nórdigo e transformou o encontro de sábado numa autêntica final para decidir qual dos dois países permanece neste Grupo I.

As búlgaras começaram o dia a celebrar graças a Gergana Topalova (253.ª classificada no ranking WTA), que venceu Emily Sartz-Lunde (ainda sem classificação profissional, mas 20.ª melhor júnior do mundo) por 3-6, 6-3 e 6-2.

No entanto, as norueuguesas conseguiram surprender e empatar o braço de ferro com uma vitória de Ulrikke Eikeri. A tenista de 31 anos (565.ª em singulares, mas 30.ª em pares) esteve a dois pontos da derrota durante a segunda partida, só que nunca deitou a toalha ao chão e acabou a celebrar a primeira vitória da carreira sobre uma top 100 ao levar a melhor sobre Viktoriya Tomova (74.ª) após 2h40, graças aos parciais de 2-6, 7-6(4) e 6-3.

Com tudo empatado, a Bulgária confirmou finalmente o favoritismo no par, com Lia Karatancheva e Gergana Topalova a levarem a melhor sobre Emily Sartz-Lunde e Carina Syrtveit por 7-6(3) e 7-5.

Com os resultados desta sexta-feira, a Noruega terminou o play-off de definição das posições 10 a 12 com duas derrotas e, portanto, no último lugar.

Já a Bulgária, assinou o mesmo resultado que Portugal, na véspera, e transformou o derradeiro encontro da semana, frente às anfitriãs, numa final: o país que vencer assegurará a manutenção no Grupo I em 2025, o país derrotado será despromovido ao Grupo II.

O embate decisivo está agendado para as 11h no Court Central do Jamor, o mesmo onde esta sexta-feira a Dinamarca se colocou na pole position para agarrar o último bilhete de acesso aos play-offs de novembro, que por sua vez valem a presença nas Billie Jean King Cup by Gainbridge Qualifiers de abril de 2025.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share