Francisca Jorge conquista primeira vitória portuguesa em singulares e empata confronto com Noruega

OEIRASFrancisca Jorge estava obrigada a confirmar o favoritismo para manter Portugal na discussão do confronto com a Noruega e não desiludiu, empurrando a decisão entre os dois países no Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup para o encontro de pares.

Derrotada por Jelena Ostapenko (Letónia) e Zeynep Sonmez (Turquia) nos dias anteriores, a melhor tenista portuguesa da atualidade (atual 190.ª classificada no ranking WTA) celebrou pela primeira vez esta semana ao vencer tranquilamente Ulrikke Eikeri (565.ª em singulares e 30.ª em pares) por 6-2 e 6-1.

Antes, Angelina Voloshchuk desperdiçou uma vantagem de 6-3 e 5-2 e dois match points no tie-break da segunda partida, pelo que só a vitória interessava à comitiva portuguesa para não ter de puxar já da calculadora.

Esta foi a primeira vez que Francisca Jorge teve o favoritismo do seu lado e 72 minutos bastaram para a melhor portuguesa da atualidade igualar o confronto entre os dois países. Quebrada logo no início, a vimaranense explorou ao máximo as baixas percentagens de Eikeri no serviço (46% de primeiras bolas colocadas) para controlar o encontro a partir desse momento.

Curiosamente, esta foi a segunda vez que Jorge e Eikeri se defrontaram e a segunda em que o palco foi o Court 1 do Complexo de Ténis do Jamor. Na anterior, há um ano, a norueguesa levou a melhor na final de pares do Oeiras Ladies Open (ITF W100) ao lado da japonesa Eri Hozumi.

Com tudo empatado, Portugal e Noruega decidirão o frente-a-frente no par. Este confronto inaugura o grupo a três com a Bulgária no qual apenas um país poderá garantir a manutenção no Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share