OEIRAS — Matilde Jorge e Maria Garcia quebraram a malapata e assinaram a primeira vitória da seleção nacional portuguesa no Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge que acontece no Complexo de Ténis do Jamor. No entanto, os resultados da jornada empurraram Portugal para o último lugar do Grupo B, uma classificação que já não poderá ser alterada e que obrigará a jogar o grupo de relegação.
Depois das derrotas de Angelina Voloshchuk e Francisca Jorge — ambas em três sets — nos encontros de singulares, a dupla da véspera repetiu-se e reduziu para a margem mínima a derrota frente à Turquia (2-1), graças ao triunfo por 6-4, 3-6 e 10-7 sobre Ayla Aksu e Berfu Cengiz.
Este foi o sexto encontro disputado por Portugal e o sexto a ser decidido num terceiro set, com a “negra” a sorrir pela primeira vez à equipa da casa.
Com duas derrotas em dois dias, a seleção nacional feminina já não tem possibilidades de lutar pela subida de divisão e esta terça-feira até ficou a saber que já não conseguirá fugir ao último lugar do grupo. Isto porque os Países Baixos levaram a melhor sobre a Letónia (com Suzan Lamens em grande plano ao assinar duas vitórias contra Jelena Ostapenko) para assegurarem a promoção, deixando letãs e turcas na luta pelo segundo lugar visto terem ambas vantagem no confronto direto com Portugal em caso de igualdade pontual.
Ainda assim, na quarta-feira a equipa portuguesa discutirá o último encontro desta fase de grupos com a seleção neerlandesa. Só na quinta-feira é que iniciará a fase de grupos que reúne as três piores classificadas e da qual resultam duas despromoções, com apenas um conjunto a assegurar a manutenção.