OEIRAS – A precisar de vencer para manter vivas as hipóteses portuguesas face à Turquia na segunda jornada do Grupo B do Grupo I da zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge, a número um nacional Francisca Jorge começou por arrecadar o primeiro parcial contra Zeynep Sonmez, mas acabou por ceder com os parciais de 4-6, 6-0 e 6-3.
A turca (159.ª WTA) impôs a sua solidez do fundo do court para prevalecer em 1h52, num encontro onde a vimaranense (190.ª) colocou poucos primeiros serviços (52%), aproveitou menos de metade desses pontos (47%) e só conseguiu quebrar o serviço de Sonmez em três das 12 ocasiões, ao passo que a mais cotada fez seis breaks em 11 oportunidades e conquistou 67% de pontos com o primeiro serviço, com 69% de colocação.
Francisca Jorge ainda por cima não pareceu estar a 100% a partir do final do segundo parcial e até recebeu tratamento médico à perna direita antes do arranque da decisão. Depois de perder oito jogos consecutivos, a portuguesa de 23 anos lutou, recuperou o break (antes de perder o serviço novamente) e o sétimo jogo do terceiro set acabou por ser o canto do cisne, quando não concretizou nenhum dos quatro break points ao dispor para reentrar na dicussão do embate.
Com esta derrota – que se seguiu ao também dissabor de Angelina Voloshchuk, Portugal chega ao par sem hipóteses de vencer a congénere turca e soma o segundo revés em duas jornadas. Ainda assim a manutenção mantém-se viva. Esta quarta-feira há eliminatória agendada com os Países Baixos, seleção que bateu a Turquia na primeira jornada (2-1) e vai neste momento jogar um par decisivo face à Letónia de Jelena Ostapenko.