OEIRAS – A defrontar pela primeira vez uma tenista do top 10 WTA, Francisca Jorge (190.ª) ficou a poucos pontos de bater a letã Jelena Ostapenko (10.ª, antiga quinta), mas cedeu com os parciais de 6-4, 4-6 e 7-6(4) no primeiro dia do Grupo I da zona Europa-África da Billie Jean King Cup que se realiza no Complexo de Ténis do Jamor.
Frente a uma jogadora contastemente em hiper-agressividade, a número um nacional soube ser consistente e esperou pelos momentos certos para desferir o ataque. Sempre atrás do marcador (set de desvantagem e duas vezes break abaixo no parcial decisivo), a vimaranense nunca se deu por vencida mesmo face a uma das melhores do mundo – em 2024, Ostapenko já arrecadou dois títulos WTA (tem oito no total) e é a sétima melhor jogadora do ano.
O início do tie-break decisivo (4-1) e os derradeiros três pontos do encontro acabaram por ditar o desfecho do encontro em favor da campeã de Roland-Garros de 2017, pelo que Francisca Jorge não conseguiu tornar-se na segunda portuguesa, e sexta entre homens e mulheres, a bater uma tenista do top 10.
A derrota da top 200 nacional, a somar à de Angelina Voloshchuk no início da eliminatória, faz com que Portugal ceda no primeiro confronto do Grupo B.