Portugal discute Grupo I da Billie Jean King Cup by Gainbridge com Letónia, Países Baixos e Turquia

Sara Falcão/FPT

É já esta segunda-feira que a seleção nacional feminina inicia, contra a Letónia, a participação no Grupo I da Zona Europa-África da Billie Jean King Cup by Gainbridge que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, entre os dias 8 e 13 de abril, no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.

O sorteio realizado no final de tarde deste domingo colocou Portugal no Grupo B juntamente com Letónia, Países Baixos e Turquia.

No Jamor estão presentes 12 seleções que foram distribuídas em três grupos: no Grupo A estão Áustria, Hungria, Bulgária e Dinamarca, já do Grupo C fazem parte Sérvia, Suécia, Grécia e Noruega.

Ao longo dos seis dias, as equipas lutarão por quatro vagas no play-off de apuramento para as Billie Jean King Cup by Gainbridge Qualifiers. As seleções que terminem a fase de grupos no segundo lugar disputarão um grupo que decide a quarta vaga de apuramento, enquanto as terceiras classificadas discutem um outro grupo para o apuramento das posições finais e as quartas classificadas juntam-se num grupo do qual resultarão duas despromoções.

A seleção nacional feminina é composta por Francisca Jorge (190.ª classificada no ranking WTA), Matilde Jorge (550.ª), Angelina Voloshchuk (759.ª), Ana Filipa Santos (1155.ª) e Maria Garcia (1342.ª).

Após o sorteio, a capitã portuguesa, Neuza Silva, afirmou que “o nosso objetivo para esta semana é conseguirmos a manutenção e queremos garanti-la já nesta fase de grupos.”

Explicando que “esta competição é uma maratona” e que “sabia que qualquer grupo seria forte visto estarmos no Grupo I com muito mérito depois da brilhante semana do ano passado”, a selecionadora nacional acrescentou que “vamos enfrentar três equipas com excelentes jogadoras, mas nós também temos as armas e vamos usá-las.”

O primeiro desafio de Portugal será já às 11 horas de segunda-feira, no Court Central, contra a Letónia de Jelena Ostapenko.

A tenista de 26 anos está no 10.º lugar do ranking, mas já foi número cinco mundial e teve como ponto alto da carreira a vitória em Roland-Garros no ano de 2017. A equipa fica completa com Darja Semenistaja (106.ª), Daniela Vismane (349.ª) e as juniores Adelina Lachinova e Beatrise Zeltina, respetivamente de 16 e 17 anos e ainda sem ranking profissional.

Entre a lista de convocadas dos países visitantes destacam-se ainda a dinamarquesa Caroline Wozniacki (número um mundial durante 71 semanas e vencedora do Australian Open 2018) e a grega Maria Sakkari (será número seis mundial na segunda-feira e já esteve no terceiro lugar).

No primeiro dia, a Dinamarca enfrenta a Áustria no Court 1 e a Grécia mede forças com a Suécia no Court 4.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share